Josué Neto cobra providências sobre aumentos nas contas de luz no Estado

Por conta dos aumentos que variam de 50% a 800% nas contas de energia elétrica dos consumidores do Amazonas, o deputado Josué Neto (PSD) cobrou, nesta terça-feira (15), informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Eletrobras Amazonas Energia.

Um documento assinado por vários deputados estaduais foi encaminhado à empresa solicitando dados sobre os reajustes tarifários aplicados no Estado nos últimos 12 meses.

De acordo com Josué Neto, existe um desencontro de informações em torno dos reajustes aplicados em todo o Amazonas e diferenças absurdas nas contas dos consumidores. “A Aneel aprovou um reajuste que está valendo desde o dia 1º de agosto para todo o país. Mas havia informado que o reajuste não seria aplicado em Estados como o Amazonas e Roraima. O mesmo ocorreu com reajustes anteriores. O problema é que o consumidor do Amazonas está vendo sua conta aumentar sem justificativa. Precisamos esclarecer isso”, afirmou.

O assunto foi abordado na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde o parlamentar também externou preocupação sobre notícia divulgada, no último dia 7 de agosto, pelo jornal O Estado de São Paulo (Estadão) que diz: “Decisão judicial pode deixar Amazonas sem energia elétrica”.

De acordo com o texto “o risco de corte no fornecimento está atrelado ao atendimento de uma liminar dada pela Justiça Federal em ação popular que pede a suspensão do repasse de R$ 1,33 bilhão à Amazonas Energia, estatal controlada pelo Grupo Eletrobras”. O dinheiro é referente a pagamentos a maior, feitos no passado nas contas de luz.

No dia 8 de agosto, a Aneel conseguiu suspender a liminar até o julgamento da ação. Mas para Josué Neto, é necessário esclarecer o risco de suspensão do fornecimento, já que a energia elétrica é um serviço essencial para a população do Amazonas e para as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus. “Esperamos que a Aneel e Amazonas Energia possam dar uma explicação. Não para esta Assembleia, mas para população do nosso Estado que vem pagando uma energia cara sem ter um serviço de qualidade”, disse.

O mesmo problema também foi tema do discurso do senador Omar Aziz (PSD) na tribuna do Senado. “Essa política instalada no nosso Estado em relação ao fornecimento de energia só vem machucando o bolso do povo amazonense há anos”, afirmou.

Fonte: Assessoria do Deputado

Compartilhar:

Notícias Relecionadas

Deixe um Comentário