Wilson Lima é eleito o novo governador do Amazonas com mais de um milhão de votos

Com 99% das urnas apuradas, Wilson não pode mais ser ultrapassado por Amazonino Mendes. Ele comandará o Estado a partir de 2019

Wilson Lima (PSC) será o novo governador do Amazonas a partir de 2019. Com 99,23% das urnas apuradas, ele tem 1.030.632 de votos (58% dos válidos).

A diferença entre Wilson e o candidato à reeleição Amazonino Mendes (PDT) é de 303.121 votos. Até o momento, Amazonino obteve 727.511 votos (41%).

Na política desde 2012, essa foi a primeira vez que o jornalista disputou uma eleição. Wilson Lima já havia largado na frente na 1ª parcial, divulgada pelo às 18h deste domingo (28), pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Lima conseguiu superar a votação de José Melo, o primeiro governador do Amazonas a ser eleito em 2º turno. Em 2014, Melo recebeu 869.992 votos. O governador eleito superou também a quantidade de votos de Amazonino no 2º turno da eleição suplementar de 2017. No pleito do ano passado, o candidato à reeleição recebeu 782.933 votos.

O jornalista Wilson Miranda Lima tem 42 anos, é natural de Santarém (PA), casado e pai de dois filhos. Wilson é filho de nordestinos que vieram para a região Norte na década de 70 em busca de melhores condições.

Lima, que além da faculdade de Jornalismo possui formação Gestão Turística, já atuou como assessor técnico da Secretaria de Turismo de Itaituba (PA) e, em 2009, exerceu a função de mestre de cerimônia na Prefeitura de Manaus.

O governador eleito ingressou na política em 2012, quando se filiou ao Partido Verde (PV). Deixou a legenda em 2016 para se filiar ao Partido da República (PR). Em junho de 2017, Wilson desfiliou do PR, após a legenda se aliar ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do senador Eduardo Braga, para a disputa das Eleições Suplementares do Amazonas.

Em março deste ano, Lima se filiou ao Partido Social Cristão (PSC), sigla a qual preside o diretório estadual. “Fico muito feliz em ser recebido por esse partido que eu entendo que tem muito a ver com os meus preceitos, da ética, da moral e dos bons costumes”, comentou Wilson sobre a chegada ao PSC, à época.

No campo da comunicação, Wilson Lima foi locutor comercial da TV Record, de Itaituba (PA), onde também apresentou um programa jornalístico. Atuou na TV Tapajós, em sua terra natal, tendo trabalhado por dois anos, até se mudar para Manaus, em 2006. Na capital amazonense, começou como repórter da TV A Crítica até se tornar apresentador do programa Alô Amazonas.

Fonte: Acritica

Compartilhar:

Notícias Relecionadas

Deixe um Comentário